A AVENTURA COMEÇOU – MONTE KILIMANJARO

Novembro 11, 2015

A frase do explorador Ibn Battuta, do século XIV, cai como uma luva para abrir esse texto: “Viajar: primeiro te deixa sem palavras, depois te torna um contador de histórias”. E aqui começamos o relato da Luana, logo após concluir 6 dias no Monte Kilimanjaro com o Rafael em 09 de novembro de 2015.

O Grupo

“Foram 5 dias de caminhada até o topo e 1 dia de descida para o portão de entrada do parque. Fizemos a Machame Route, mais ou menos seis horas por dia. Em toda a expedição, éramos 11 ao todo, Eu e Rafael, Caspar (guia), Dessy (assistente do guia) e mais 7 “porters”, carregadores subdivididos em cozinheiro, garçom e outras funções.

A Energia

Desde o primeiro dia o que mais nos chamou a atenção foi a alegria deles, a alegria com que cada se comporta diante de nós, turistas, e entre eles e o trabalho e a função de cada um. Tentamos desde o início interagir com eles não só como clientes de montanha e sim amigos e pessoas curiosas pela cultura deles. E conseguimos! Aprendemos músicas, palavras locais, soubemos um pouco da vida e história de cada um deles, comemos, mesmo estando na montanha, comida tradicional africana. E o mais importante, saímos da montanha com o sorriso inabalável deles, estampado em nossos corações. E foi essa energia que nos levou até o cume.

O Trajeto

Acordamos meia noite e preparamos os equipamentos para o cume: roupa para frio intenso, head lamps, luvas, óculos de sol para montanha e água. Foram seis horas subindo, em ritmo muito lento, com muito frio e neve, até o sol nascer e a emoção ser inevitável! Conseguíamos já ver o final da subida e provavelmente aonde estaria a placa indicando o cume, mas cada passo parecia demorar uma eternidade para acontecer. Existia uma diferença entre o reflexo da altitude em nós. No Rafael, a altitude se fazia presente de forma devastadora e em mim, nenhum efeito era visível. Fomos subindo separadamente, eu com um guia e o Rafa mais atrás com outro guia e o Joseph, nosso Tend Chief responsável pela cantoria no caminho do cume e por ajudar nosso Guia Chief no cume. Cheguei perto do cume, só com o guia e sem o Rafa, ele estava mais atrás e eu não tinha certeza se ele iria até o fim, mas mantive minha promessa de que pisaríamos no topo da África juntos! Continuei andando, mais devagar ainda, para não sentir frio e esperar o Rafa me alcançar.

A Conquista

Às 7:15 da manhã, no dia 09/11, pisamos no Uhuru Peak, topo da África, com 5895m de altitude, um dos sete cumes mais altos do mundo.

A mensagem

A música que foi cantada o tempo todo para incentivar cada passo nosso é de arrepiar!

Jambo, Jambo bwana,

Habari gani,

Mzuri sana.

Wageni, Wakaribishwa,

Kilimanjaro Hakuna Matata.”