HOJE FOI UM DIA ESPECIAL – ESCOLA EM MOSHI

Novembro 14, 2015

Depois de 6 dias de caminhada pelo Monte Kilimanjaro, a dupla Luana e Rafael está no momento “descanso” antes de subir na bike e percorrer os 1.300 km até o Malawi Lake. Os dois vão parar em comunidades pelo caminho levando esperança e alegria, incorporando os palhaços Táta e Cazé. Mas antes…

… pois é, antes de iniciar esse longo trajeto, ainda na cidade de Moshi, eles foram visitar a escola Kilimanjaro Children Foundation. Rafael contou que ajudaram a preparar o café da manhã e almoço. E olha que legal. “Nossas refeições foram pagas com o que conseguimos vender de produtos do Projeto Pés Livres, ainda no Brasil. Muito obrigado a todos que ajudaram”, lembrou Rafael.

Para a preparação do café e do almoço, o casal foi com o fundador e responsável pela escola fazer as compras: açúcar, sal, óleo, milho, arroz, carne, melancia e temperos.

O cardápio para esse dia especial com as crianças foi, no café da manhã, mingau de açúcar, água e milho; no almoço, um arroz com carne, cenoura, tomate e temperos. Luana disse que “parece uma refeição simples e é, mas para as crianças, é uma refeição comemorativa, que só é possível com doações”.

Hora da diversão

No intervalo entre o café da manhã e o almoço, eis que surgem os palhaços Cazé e Táta. Foi uma surpresa e tanto para as 280 crianças da escola. Eles brincaram com mágica e, para finalizar, cada criança estampou o seu dedo indicador com tinta em nossa bandeira com o logo Pés Livres. Quer presente melhor para iniciar o percurso?

A escola

Fundada pelo guia de montanha, Lazaro Edward, conhecido como Teacher, essa escola e seu orfanato funcionam levando esperança para as crianças. A escola atende crianças de quatro a sete anos, que aprendem matemática, inglês, suaíli (língua local), ciências e geografia. Voluntários ajudam na educação, além da professora oficial da escola. Contribuições como a do Projeto Pés Livres sustentam a escola desde 2001.